A burocracia tributária das empresas e o BPS como estratégia de crescimento

Por Madeleine Blankenstein

image

As empresas brasileiras são as que mais investem tempo, no mundo para gerenciar, determinar e pagar seus impostos. O custo é astronômico, não só em espaços físicos (para guardar toda a documentação), como também em mão de obra qualificada, para manter suas operações em “compliance”, devido a tantos documentos exigidos pelo Fisco. Mesmo com o uso de tecnologia, o custo é alto, pois os softwares das empresas precisam criar interfaces com os sites das autoridades tributárias preparados para receber a informação digitalizada.

No mesmo sentido, ainda há dificuldades para preparar uma empresa em início de operações (obter CNPJ, abrir conta bancária, entre outros), além de ser um processo oneroso e complexo para o investidor estrangeiro.

De acordo com o Banco Mundial, o Brasil é o país recordista em tempo gasto pelas empresas para pagarem seus impostos. São gastas por ano 1958 horas, ou seja, mais de 80 dias só para trabalhar com estas questões burocráticas.

É muito tempo. Afinal, de acordo com o Portal Tributário temos 93 impostos, contribuições, taxas e contribuições de melhoria existentes no Brasil e com isso, as empresas precisam de profissionais especializados em tributos diretos e indiretos para mitigar riscos com pagamentos indevidos e/ou multas por não acompanharem alguma mudança da Receita Federal.

Estes profissionais ainda precisam estar atentos a qual regime tributário é mais apropriado para a natureza do negócio, quais municípios oferecem melhores incentivos fiscais e se é necessário verificar a possibilidade de créditos acumulados de impostos para otimizar o caixa.

Todo este tempo impede com que as empresas invistam no que realmente importa, o desenvolvimento de seus negócios. Dados mostram que apesar dos empresários estarem otimistas em relação à economia, somente pouco mais da metade (56%) acredita que investirá em Pesquisa & Desenvolvimento este ano.

O BPS como opção de crescimento
Com o objetivo de otimizarem suas operações, as organizações têm investido em terceirizar estas atividades burocráticas utilizando o BPS – Business Process Solutions. De acordo com pesquisas sobre o tema, 40% de 2,571 empresas pesquisadas estão propensas a contratarem serviços de terceirização (BPS).

Aliando a tecnologia ao conhecimento técnico dos profissionais em questões contábeis, fiscais e trabalhistas, o Business Process Solutions oferece segurança e compliance nos processos burocráticos das organizações e com isso, empresas de BPS viram parceiras estratégicas para o desenvolvimento dos negócios. Pois, ainda de acordo com o estudo, confiabilidade do serviço, custo e confiança no fornecedor são os fatores determinantes para a opção por este tipo de serviço.

Com a expectativa de crescimento da economia em 2019, esse cenário ainda ficará mais evidente e estar preparado para reduzir o tempo gasto com a burocracia e investir no core business, será peça chave para o crescimento.

A HLB Brasil pode ajudar no crescimento de seu negócio! Entre em contato com a nossa equipe de Business Process Solutions!

Entre em contato!

Qualquer dúvida, estamos à disposição para ajudá-lo.

Contate-nos
Entre em contato
x
x

Share to:

Copy link:

Copied to clipboard Copy