Alerta para a segurança de dados com o início do Open Banking

Por Rafael Variz

Image

Com a recente chegada do Open Banking ao mercado, que iniciou a sua segunda etapa já em agosto/2021, abre-se a oportunidade para importantes mudanças nas empresas e impulsiona o processo de inovação nesse mercado.

Em conjunto com o Open Insurance – Sistema de Seguros Aberto que promete trazer a possibilidade de consumidores de produtos e serviços de seguros, previdência complementar aberta e capitalização, compartilhar informações entre diferentes sociedades autorizadas e credenciadas – o Open Banking compõe o Open Finance, proporcionando diversidade no mercado e liberdade para consumidores, entidades e plataformas realizarem transações econômicas.

O sistema proporcionará oportunidades para clientes e empresas e impulsionará o setor financeiro. Porém, os usuários deverão tomar todos os cuidados para evitar golpes e fraudes que, muito provavelmente, podem ocorrer.

Riscos de golpes e cyber ataques

Por funcionar através de cruzamento de dados, é de responsabilidade das instituições bancárias preservarem a segurança dessas informações. Além disso, o sistema Open Banking é assegurado pelo Banco Central, com funcionamento de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e possui o sigilo bancário para pessoas físicas.

Entretanto, é importante que usuários tomem algumas precauções para evitar riscos de atos fraudulentos por parte de criminosos.

Instituições financeiras não estão autorizadas a entrar em contato por telefone solicitando ou confirmando dados. Caso isso ocorra, é importante que o cliente fique atento e não informe nenhum dado pessoal – o mesmo serve para e-mail ou WhatsApp. Ao ter contato com esse tipo de situação, deve-se entrar em contato com o seu gerente de confiança ou ir até a rede bancária.

Clientes também devem observar o prazo de compartilhamento de dados entre os bancos. De acordo com o Banco Central, esse período é de até doze meses, precisando de nova autorização após essa data. Se você receber algum contato depois desse prazo, desconfie e, novamente, entre em contato com instituições confiáveis.

Riscos de ataques maliciosos podem acontecer em qualquer situação e, apesar da segurança comprovada em todo o processo do sistema, tomar todas as precauções nunca é má ideia.

Além das dicas citadas anteriormente, é importante que o usuário tome cuidado com links estranhos enviados, pois esse é o ato mais utilizado por hackers para roubo de dados.

Instituições e empresas autorizadas pelo BC também devem fortificar a segurança de seus sistemas ao aderirem o Open Banking para evitar vazamento de dados e conter vulnerabilidades em seu ambiente operacional.

Entretanto, a preocupação com a segurança do sistema de uma empresa vale para todas as situações, não somente para o Open Banking. Na HLB Brasil contamos com profissionais capacitados em cybersecurity para auxiliar em todo o processo de segurança da informação e adequação na LGPD. Entre em contato com um de nossos especialistas e confira como podemos ajudar de acordo com a necessidade da sua organização.




Image
Entre em contato!
Qualquer dúvida, estamos à disposição para ajudá-lo.
Contate-nos

Confira nossos artigos