As mudanças encontradas no perfil das empresas no mercado de trabalho

Por Felipe Pirajá

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Ao longo dos anos, os critérios para a busca de empregos e empresas dos sonhos passaram por relevantes transformações.

Se antes os profissionais buscavam por empresas com perfil tradicional que oferecesse estabilidade, hoje em dia encontramos as principais procuras voltadas para um modelo mais flexível de trabalho e empresas que estão preocupadas com o compromisso social.

De acordo com pesquisa realizada no ano passado pela startup Revelo a pedido do Jornal Estadão, revela que a maioria dos profissionais entrevistados consideram empresas dos sonhos aquelas que fornecem horário flexível, home office e compromisso com a diversidade.

Os resultados coletados demonstram uma tendência que foi intensificada com a pandemia da Covid-19, tanto empresas quanto funcionários descobriram as vantagens oferecidas pelo modelo de trabalho remoto – como crescimento de produtividade, flexibilidade nos horários e a disponibilidade de mais horas diárias para o lazer.

Com isso, empresas que apresentam preocupação com o bem-estar de seus colaboradores e que disponibilizam acesso a benefícios que fogem do corporativo, como auxílio cultural, auxílio creche ou academia, além de demonstrarem engajamento com questões envolvendo diversidade e sustentabilidade, ganham destaque nas procuras.

Do mesmo modo, com as transformações de mercado de trabalho e os posicionamentos culturais e de valores das empresas, nos últimos tempos as organizações estão em busca de profissionais que desempenham as soft skills (competências comportamentais) em detrimento de experiência – priorizando as relações e habilidades emocionais que podem agregar na cultura e desempenho da organização.

Como observamos, atualmente as relações profissional/empresa e empresa/público são prioridades em diversos fatores, sendo alguns deles crescimento e posicionamento no mercado. Através da linha de serviços Talents HLB, oferecemos suporte para que sua empresa encontre os melhores talentos que estejam alinhados com os objetivos e expectativas da sua organização.

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Felipe Pirajá é gerente de People and Culture da HLB Brasil