Bots inteligentes: expectativas para o desenvolvimento da tecnologia para os próximos anos

Por Rafael Variz

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Os bots inteligentes – ferramentas automatizadas que executam funções pré-programadas – se tornaram uma grande tendência nos últimos tempos, principalmente por trazerem comodidade para tarefas básicas do cotidiano ou facilidade para transações burocráticas, como bancos ou SACs.

Dispositivos como Alexa, Google Assistente, lâmpadas inteligentes e assistentes virtuais em geral fazem parte da vida de milhares de pessoas e as perspectivas de novas evoluções para as áreas de tecnologia e inteligência artificial são aguardados com a chegada do 5G e o crescimento da Internet das Coisas (IoT).

O estudo Hot Consumer Trends 2020 apresentado pelo Ericsson ConsumerLab no ano passado, aponta que as expectativas para o futuro tecnológico e a presença cada vez mais constante de dispositivos e bots inteligentes são esperados.

Com a participação de mais de 15 mil pessoas, entre 15 e 69 anos, a pesquisa trouxe como resultado que 91% das pessoas ouvidas acreditam que os smartphones serão capazes de alertar sobre temporais e rajadas de calor, além de 87% acreditarem que terão sistemas automatizados de gestão financeira que apontam como seus investimentos estão sendo geridos.

Já 86% acreditam no desenvolvimento de um sistema de vigilância eletrônica que proteja as casas e alerte para outros serviços nas redondezas, como também a expectativa que na próxima década teremos pontos de acesso doméstico que conectarão automaticamente os dispositivos a fibra, cabo e Wi-fi, sem a necessidade de configuração.

Bots Inteligentes para as empresas

Com o impulso que esses dispositivos e ferramentas inteligentes ganharão com a chegada do 5G, os resultados desse estudo podem ser um indicador para novos ramos de investimento para empresas e novos negócios.

A procura por serviços que facilitem a vida do cliente é uma aposta e, cada vez mais, presenciaremos dispositivos e inteligências artificiais realizando tarefas básicas, sendo um caminho em que as instituições devem acompanhar.

Uma das tendências que serão mais utilizadas neste ano pelas empresas e organizações é a utilização de assistentes virtuais e chatbots. De acordo com estudo realizado pelo Grupo Sercom em parceria com o Instituto de Pesquisas Qualibest em dezembro de 2020, chatbots e WhatsApp

são os principais canais de atendimento escolhidos pelos consumidores quando necessitam entrar em contato com serviços de atendimento de empresas.

A ferramenta facilita funcionalidades básicas, como cobranças, cancelamento de serviços, informações e emissão de boletos de forma rápida e eficiente – fornecendo benefícios tanto para os clientes como para as empresas.

A inovação trará importantes benefícios atrelado com a Internet das Coisas e a consolidação da chegada do 5G que está previsto acontecer agora em 2021. Descobriremos uma gama de oportunidades e descobertas que até o momento ainda não achávamos possível, trazendo oportunidades de crescimento para diversos setores e mudanças para a rotina diária dos usuários.

Rafael Variz é diretor de TI da HLB Brasil




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