BREXIT: Oportunidade ou desafio para o Brasil?

Por Madeleine Blankenstein

image

Com a eleição de Boris Johnson, a saída do Reino Unido sem nenhum acordo da Comunidade Europeia se tornou um cenário bem possível até 31/10/2019. O reflexo dessa decisão no Brasil poderia gerar ótimas chances de novos tratados com a Inglaterra, mas também alguns desafios.

 

Pesquisas apontam que a Alemanha deixará de exportar veículos e peças automobilistas para a Inglaterra após o BREXIT. Isso possivelmente será uma das futuras ações protecionistas que a União Europeia tomará contra a Grã-Bretanha em forma “punitiva” pela sua saída. Porém, tal realidade traz uma abertura para novos países como o Brasil se associarem ao mercado inglês substituindo os fornecedores europeus.

 

Outra consequência que contribuiria também para a criação de novos tratados bilaterais com a América do Sul seria uma possível queda monetária da libra esterlina. O que acabaria gerando uma necessidade do aumento das importações britânicas para novos parceiros comerciais.

 

Desta forma, o BREXIT nas mãos do Boris Johnson se tornou uma grande oportunidade de negócios para o Brasil e para o Mercosul como um todo. Porém, apesar desta possível vantagem comercial, ainda será necessária uma análise do comportamento da União Europeia perante aos que se envolverem com a Grã-Bretanha, uma vez que o Mercosul tem tentado uma aproximação com a comunidade europeia nos últimos tempos.

 

Madeleine Blankenstein é sócia de relações institucionais da HLB Brasil.

Entre em contato!

Qualquer dúvida, estamos à disposição para ajudá-lo.

Contate-nos
Entre em contato
x
x

Share to:

Copy link:

Copied to clipboard Copy