Como a Tecnologia da Informação pode contribuir com as práticas de ESG

Por Rafael Variz

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O modelo ESG está em voga e já é uma realidade como estratégia para o desenvolvimento dos negócios e para fortificar a estrutura organizacional. Empresas, clientes e colaboradores descobriram a importância do envolvimento institucional no monitoramento e preservação socioambiental, social e de governança e, por isso, estão cada vez mais preocupadas com a aplicação de melhorias na rotina organizacional e no seu impacto na sociedade.

Embasando essa percepção das empresas em relação ao modelo, um estudo divulgado em julho de 2020 pela Standard & Poors apontou que 90% das maiores empresas dos Estados Unidos (presentes no S&P 500) adotaram medições sobre suas políticas ESG no ano anterior.

O último relatório divulgado pela Merryll Lynch Global Research em 2019 também indica que a rentabilidade de empresas que apostaram em ESG teve crescimento de 3 pontos percentuais durante cada ano entre o período apurado de 2014 a 2019.

Todo esse investimento e mudanças que organizações estão aplicando em práticas sustentáveis deve ser de algum modo monitorado, medido e reportado. Para que isso ocorra, além da cooperação de todos os setores de uma empresa, ferramentas de TI são peça-chave, como parte da estratégia de ESG e os seus resultados.

Tanto o modelo ESG quanto a área de tecnologia da informação são fundamentais para a inovação e, por isso, faz todo o sentido que ambas trabalhem juntas para resultados cada vez mais positivos para um ambiente social e de trabalho.

Através de mecanismos e softwares, equipes de TI conseguem monitorar métricas de aspectos sustentáveis dentro de uma organização, como consumo de lixo, ar-condicionado, utilização de impressoras ou qualquer outra estratégia de uso sustentável aplicada dentro da empresa para contribuir para o ambiente socioambiental.

A partir dessas analises podem ser desenvolvidos relatórios para monitorar os índices de compliance da organização dentro com as práticas ESG pré-definidas, além de relatórios que exemplificam como essas mudanças contribuíram para a saúde empresarial e os efeitos que elas causam e podem causar a longo prazo.

Com esses dados, empresas também podem rever a suas estratégias e estrutura organizacional para aprimorar os seus objetivos de governança e continuar contribuindo com a sociedade para a preservação e monitoramento com práticas que vão ajudar no crescimento da sociedade

através dos principais pontos que compõem o ESG (Sustentabilidade, Social e Governança em português).

Assim, para atingir maior eficiência, empresas estão cada vez mais inseridas nesse modelo de melhorias sociais. Para que esses objetivos sejam atingidos, é necessário a contribuição de toda a infraestrutura organizacional com cada setor auxiliando de alguma forma, e isso inclui a TI.

A TI é essencial nesse processo, proporcionando maior eficiência na inserção das práticas ESG e contribuindo para que o seu desenvolvimento atinja o nível de sustentabilidade que modifique e melhore as atividades profissionais e o seu impacto socioambiental.