e-CAC: receita altera o acesso ao ambiente para estabilizar o sistema

Por HLB Brasil

Image

Por decisão da Receita Federal, a partir do dia 06 de dezembro de 2021, durante o período das 8h às 18h, os sistemas do órgão presentes no e-CAC permitirão o acesso realizado somente por humanos e acessos realizados por aplicações robotizadas que realizem volume de acesso determinado como aceitável para a estabilidade do ambiente – 500 requisições por segundo – da mesma origem.

A receita esclarece que após as 18 horas, todos os acessos serão liberados, inclusive os robotizados de grande volume e alerta que os usuários devem ficar atentos, pois durante o horário comercial os sistemas podem ser definitivamente bloqueados pelas tentativas de acesso.

Essa mudança ocorreu após serem identificadas instabilidades no acesso ao e-CAC nos últimos tempos e, para solucionar o problema, a Receita Federal entrou em contato com representantes da classe contábil para determinar estratégias de melhoria no acesso à plataforma de serviços.

Foi definido que o problema é o excesso de acessos simultâneos efetuados por robôs, sobretudo no horário comercial, de milhões de acessos de origens únicas por segundo – o que acabava criando instabilidade para todos os usuários.

Portanto, a solução encontrada para estabilizar o e-CAC foi estabelecer um período para que seja realizado o acesso por humanos e aplicações robotizadas com volume de acesso.

Em caso de dúvidas, entre em contato com um de nossos especialistas.

Fonte: Receita Federal