IA como ferramenta de inovação para a procura de novos talentos

Por Felipe Pirajá

Image

As transformações tecnológicas modificaram o sistema de trabalho e trouxeram agilidade e automação para processos que antes nunca imaginávamos que poderia ser realizado de nenhum outro modo, a não ser o manual.

A utilização da Inteligência Artificial (IA) surgiu para auxiliar em processos simples do nosso cotidiano, proporcionando praticidade e rapidez em diferentes tarefas. Presente em nossos smartphones, dispositivos tecnológicos e assistente virtuais, a IA também está proporcionando vantagens e inovação para os processos de Recrutamento & Seleção.

A inserção do mecanismo para procurar candidatos para as empresas chega para reduzir o tempo de busca de novos talentos e oferece melhores chances de sucesso na escolha – segmentando de forma precisa, candidatos que melhor se enquadram na vaga ofertada.

Todo esse processo pode ser realizado 100% on-line através de plataformas que realizam o cruzamento de dados e promovem a ponte entre os critérios apresentados por determinada empresa e os currículos enviados pelos profissionais. Por meio de algoritmos, a IA consegue os melhores resultados para ambas as partes.

Empresas como Ambev e iFood já utilizam a ferramenta para contratação e confirmam que esse novo método para seleção representa a inovação e o futuro do mercado profissional.

Vantagens para a utilização de IA para Recrutamento & Seleção

Além da redução do tempo da triagem até a contratação e a precisão na escolha, a utilização da Inteligência Artificial nesse processo foca principalmente na busca por talentos. Portanto, a diversidade é uma pauta que é priorizada e amplificada.

Informações sobre idade, gênero, orientação sexual e etnia não possui relevância na escolha dos candidatos – o que vale na hora da contratação são os seus aspectos comportamentais que podem contribuir para o crescimento e diferencial do seu negócio e, por isso, a IA pode proporcionar contratações mais justas e diversas, reduzindo critérios discriminatórios que, infelizmente, ainda é comum no mercado de trabalho.

Além disso, a tecnologia não beneficia somente as empresas, candidatos também encontram vantagens ao facilitar o encontro de instituições que mais se adequam ao seu perfil, como também agiliza as etapas normalmente presentes nesses processos e as respostas dos recrutadores.

Esse novo segmento se enquadra na inovação tecnologia e acompanha as novas gerações que estão cada vez mais conectadas e acostumadas com as experiências digitais. O envio de currículos e a procura de vagas diretamente na empresa, virou aspectos primitivos na hora de conquistar uma vaga, com o processo totalmente on-line se tornando cada vez mais comum e uma prioridade com a pandemia da Covid-19 e a necessidade do distanciamento social e o método de trabalho home office.

Apesar de automatizar o processo atual, o uso da IA nos processos seletivos não chegou para substituir o trabalho de milhares de profissionais experientes que trabalham com recrutamento, sendo na verdade, completamente ao contrário. A ferramenta chegou para auxiliar e melhorar todo um sistema, trazendo – mesmo que para um mundo digital e tecnológico – um lado ainda mais humano por valorizar a pessoa por traz de um currículo, atrelando os valores e experiência do candidato com o da empresa.

Se você busca inovação e assertividade na busca de novos talentos e impulsionar ainda mais os seus negócios com tecnologia e ferramentas personalizadas de acordo com cada segmento, visite o nosso site e conheça as nossas linhas de serviços Talents HLB e IT Advisory. Contamos com profissionais especializados para proporcionar uma nova experiência para o seu negócio.






Confira nossos artigos