O futuro é feminino: mulheres conquistam cada vez mais destaque no mercado e em cargos de liderança

Por Felipe Pirajá

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Apesar de ainda presenciarmos uma resistência na equidade de gênero em cargos de liderança, estudos comprovam crescimento gradativo de mulheres ocupando cargos importantes nas empresas.

De acordo com o Índice de Diversidade de Gênero (IDG) elaborado pela Kantar, de 2012 a 2020 a quantidade de mulheres que ocupam cargos de liderança ao redor do mundo dobrou de 10% para 20%. Apesar de ser um resultado tímido, demostra a atenuação de um pré-conceito enraizado em nossa sociedade que apresentava preferência em um perfil de mercado majoritariamente masculino, além de apresentar um cenário futuro em que a diversidade e equidade serão predominantes.

Ao analisarmos o contexto brasileiro, também presenciamos a valorização das mulheres no mercado de trabalho e na procura por cargos de liderança, sobretudo com a comprovação que o grupo feminino supera os homens na busca de preparação de carreira.

Informações disponibilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que as mulheres representam 45% da população economicamente ativa no país, demonstrando a persistência do grupo de conquistar espaço destro das organizações. A consultoria Expertise Educação também apresenta que 56% dos alunos que iniciam a pós-graduação na área de administração e negócios pertencem ao gênero feminino.

Como citado anteriormente, a desigualdade entre os gêneros infelizmente ainda permanece e encontramos um longo caminho até buscarmos um ambiente corporativo mais junto e igualitário.

Atualmente estamos passando por importantes transformações, a pandemia da Covid-19 mudou a maneira como observamos o mercado de trabalho e o perfil exigido dos profissionais. A Harvard Business Publishing publicou uma pesquisa que demostra que mulheres em cargos de liderança mostraram maior eficiência durante a crise sanitária, ressaltando a competência em gerenciamento de crises e a utilização de habilidades interpessoais, como colaboração, motivação e trabalho em equipe.

Além disso, outro estudo produzido pelo Kantar – o Índice Raykjavik – aponta que no Brasil 41% dos consumidores ficam mais confortáveis em ter uma mulher CEO em uma empresa.

A exigência do perfil profissional é inegavelmente mais severa para as mulheres que, além dos pontos solicitados para o mercado de trabalho, é imposto uma pressão social na relação trabalho/família. Portanto, ao observarmos mulheres conquistando os seus espaços de direito não somente no mercado, mas também em cargos corporativos elevados demonstra o longo caminho percorrido e incentiva a busca de mais mulheres a se inserirem na área.

No Dia Internacional da Mulher, agradecemos à todas que fazem parte do time HLB Brasil e representam o sonho e objetivo de diversas mulheres de serem reconhecidas e valorizadas pelo seu trabalho.

O nosso quadro geral de colaboradores é composto massivamente pelo grupo feminino, dominando 65% do nosso total de profissionais. Temos o orgulho de sermos representados por mulheres ocupando 56% de cargos de média e alta liderança e 47% em comandos de áreas e operações.

Somos gratos de contarmos com profissionais que nos ensinam sobre valorização e força. Buscamos constantemente oferecer uma rede de apoio e ampliar ainda mais as possibilidades para um futuro cada vez mais feminino.

Felipe Pirajá é Gerente de People and Culture da HLB Brasil




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