O novo normal da contabilidade

Por Rogério Rokembach

image

As consequências ocasionadas pela pandemia da COVID-19 afetaram diversos setores da nossa economia, não deixando de lado os serviços ofertados pela área contábil.

Os profissionais e empresas de contabilidade tiveram que criar novas estruturas de trabalho para cumprirem com a entrega de serviços, desempenhando ainda papel consultivo fundamental para os clientes.

Desse modo, o comportamento dos serviços da área foram ambientados nessa pandemia para desenvolver estratégias e consultorias para que os empresários consigam manter os seus negócios funcionando da melhor maneira possível, mantendo em dia o cronograma de envio de documentação fiscal e os prazos, além de acompanhar e seguir uma quantidade significativa de Medidas Provisórias estabelecidas pelo Governo Federal, para aplacar o impacto da pandemia na economia, as mudanças na jornada de trabalho e a antecipação das férias e feriados, além dos Decretos Estaduais e Municipais de restrições de funcionamento.

Com esse novo cenário, os Contadores passaram a desempenhar uma função de assessoramento estratégico para amenizar os efeitos da pandemia nos negócios de seus clientes e não somente apresentar contas ao Fisco.

Separamos alguns pontos da área contábil que se mostraram fundamentais para as empresas nesse momento único de grande instabilidade.

Gestão financeira

Nesse momento, é importante que a empresa tenha um controle do seu caixa para manter as finanças confortáveis durante esse período.

Se anteriormente, o Contador já possuía a responsabilidade de direcionar a melhor maneira de exercer o controle financeiro de seus clientes, agora esse trabalho deve ser ainda mais criterioso.

As empresas esperam, principalmente nesse período, detalhes sobre a melhor maneira de manter o fluxo do caixa, os custos que devem ser mantidos e aqueles

que devem ser cortados para manter a saúde da empresa para que possa cumprir as obrigações imprescindíveis como folha de pagamento e fornecedores.

Planejamento estratégico

A gestão da empresa não poderá obter um resultado satisfatório sem um planejamento estratégico estruturado com objetivos e metas claramente definidos e ambientado de acordo com a necessidade efetiva de cada organização.

Portanto, é papel essencial dos profissionais e empresas de contabilidade estabelecer um plano real e factível para manter de forma equilibrada a saúde financeira atual e futura, além de focar inicialmente na continuidade dos negócios e prover soluções já pensando na retomada das atividades e no crescimento futuro da organização.

Planejamento tributário

Em todo o planejamento, uma das principais preocupações dos empresários são os tributos e impostos que devem ser pagos ao Fisco.

O serviço de contabilidade deve ser voltado para indicar os tributos e as taxas que devem ser pagas, monitorar os prazos, atrasos e multas, além de garantir ao cliente o aproveitamento de todas as oportunidades legais existentes para a redução e otimização dos tributos.

Gestão de crise

Em razão da pandemia, algumas empresas podem enfrentar dificuldades em manter os seus negócios funcionando de maneira satisfatória e com as finanças favoráveis. Por isso, é importante ter um plano desenvolvido para trabalhar com as eventuais crises.

Os Contadores podem auxiliar em todo o processo, garantindo a continuidade e o gerenciamento dos serviços das organizações em curto e médio prazo ao longo da crise e pós-pandemia.

Como todos os setores, a área contábil sofreu consideráveis mudanças e precisou adaptar o modo de trabalho e a entrega de serviços de acordo com o “novo normal” que está sendo descoberto nesses últimos e próximos meses.

Toda transformação significativa é uma fonte de aprendizado e descobertas para uma nova forma de atrair possibilidades no mercado e aprimorar ainda mais serviços.

Rogério Rokembach é Sócio Líder de Auditoria da HLB Brasil

Rogério Rokembach

Sócio Líder de Auditoria

Email

Entre em contato!

Qualquer dúvida, estamos à disposição para ajudá-lo.

Contate-nos
Entre em contato
x
x

Share to:

Copy link:

Copied to clipboard Copy