O positivo passo do governo em liberar pagamentos à Receita por fintechs

Por Juliana Salazar

image

Em janeiro, o governo federal anunciou que está autorizado o pagamento de todos os impostos recolhidos pela Receita Federal (IOF, PIS/Cofins, Imposto de Renda e guias de recolhimento da Previdência Social) via fintechs, bastando apenas um simples cadastro no órgão para estes novos bancos digitais possuam conta de liquidação no Banco Central, tais como Nubank, Mercado Pago, entre outros.

Antes, somente os grandes bancos podiam contabilizar esses recursos e, apenas a cobrança dos recursos federais somados aos de consumo como água e luz, por exemplo, geraram aos cinco principais bancos do país uma receita de mais de 8 bilhões nos nove primeiros meses de 2019, de acordo com matéria publicada no jornal Folha de São Paulo.

Este é um primeiro passo para aumentar a concorrência no setor bancário e é muito positiva esta ação por parte do governo.

O avanço das fintechs (startups do setor financeiro) ganhou muito fôlego nos últimos dois anos no Brasil. Afinal, de acordo com uma pesquisa da consultoria Finnovating, o país recebeu muita injeção de capital neste segmento em 2019. E, é inegável que assim como em outros setores nos quais as startups têm revolucionado a forma de fazer negócios, esta ação do governo traz um alto potencial de inovação no atendimento ao consumidor do setor financeiro.

Este setor de fintechs sem dúvidas ainda tem muito a crescer. Estimativas informam que o Brasil conta com 45 milhões de pessoas desbancarizadas, uma população que não possui registro em nenhum dos bancos tradicionais ou não fazem movimentações na sua conta bancária há mais de seis meses e que segundo o instituto Locomotiva, deve movimentar uma média de R$ 800 bilhões ao ano. Ou seja, eles podem ser diretamente impactados pela abertura do mercado bancário.

Ainda há muito a se fazer para a popularização do setor, como a aplicação desta mesma mudança para as contas de consumo. Mas, este é um primeiro passo muito promissor.

 

Juliana Salazar é diretora da área financeira da HLB Brasil

Entre em contato!

Qualquer dúvida, estamos à disposição para ajudá-lo.

Contate-nos
Entre em contato
x
x

Share to:

Copy link:

Copied to clipboard Copy