O que é Fintech e como ela vem sendo usada em 2019?

Se você já pagou algo utilizando o seu celular ou transferiu dinheiro utilizando um aplicativo você já faz parte de uma indústria multibilionária chamada Fintech e ela veio para mudar mercados e economias ao redor do mundo.

Por Juliana Salazar

image

O que é Fintech e como ela vem sendo usada em 2019?

Fintech é a abreviação de Financial Technology e descreve empresas que fornecem serviços financeiros num ambiente digital indo desde pagamentos até criptomoedas.

Inicialmente a fintech se referia à tecnologia aplicada aos sistemas de back-end de bancos e outras instituições financeiras, mas desde então cresceu para abranger uma infinidade de outras aplicações que são mais focadas no consumidor.

Seu modelo de negócio é focado na experiência do usuário, priorizando processos simples e fluídos.

Consumidores agora esperam que suas experiências financeiras sejam:

img

No Brasil o mercado financeiro é conhecido por ser altamente consolidado e basicamente centralizado em 5 grandes bancos que representam 95 % deste mercado com um dos maiores spreads do mundo e muitas reclamações quanto a qualidade do serviço prestado em vários setores como por exemplo, pequenas e médias empresas e consumidores em geral.

As fintechs abriram um leque de serviços financeiros que, até então era exclusividade dos bancos, mas com um diferencial: a digitalização dos serviços trouxe mais clareza e transparência ao setor, além de simplicidade na hora de tomar decisão é o uso da tecnologia a favor do usuário.

 

Os principais tipos de fintechs no Brasil:

  • Meios de Pagamentos;
  • Seguros;
  • Gestão Financeira;
  • Blockchain e Bitcoins;
  • Empréstimos;
  • Investimentos;
  • Crowdfunding.

 

De acordo como estudo fintech Mining Report 2019, realizado pela Distrito (uma holding de negócios voltados à inovação) existem 550 fintechs no país, o que torna o Brasil o maior hub da América Latina sendo que, 25% delas são de meios de pagamento. E algumas delas já alcançaram valor de mercado de um bilhão de dólares ou mais, ganhando o apelido de unicórnios.

img

Sua empresa já está prepara ou já utiliza soluções fintech? Fale com um de nossos especialistas no assunto.

Juliana Salazar é diretora financeira da HLB Brasil.

Entre em contato!

Qualquer dúvida, estamos à disposição para ajudá-lo.

Contate-nos
Entre em contato
x
x

Share to:

Copy link:

Copied to clipboard Copy