Oportunidades para o Brasil pós-Brexit

Madeleine Blankenstein

image

O Reino Unido deixou a União Europeia oficialmente em 31 de janeiro e os próximos passos dessa cisão ainda são bem incertos. Mas, como o Brasil pode se beneficiar deste cenário?

Sabemos que, ao longo de 2020 o bloco irá negociar um acordo comercial com a Inglaterra. Não foram discussões simples até o momento para a separação e ainda há muito a ser discutido sobre o tema.

De qualquer forma, o Brasil tem duas oportunidades: estreitar seu relacionamento com a União Europeia, que já está encaminhado apesar de ainda termos questões relacionadas ao meio ambiente para a concretização de um novo acordo comercial o e; firmar novos acordos com o Reino Unido para a exportação de matérias-primas, uma vez que a Inglaterra tende a estreitar relações com outros grupos comerciais, por exemplo América Latina como um todo e o mercado asiático.

Segundo matéria da Época Negócios, o governo brasileiro tem estado otimista quanto a uma aproximação com o Reino Unido. Após uma reunião com o ministro britânico Sajid Javid, em Davos, durante o Fórum Econômico Mundial, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o Brasil deve ser um dos primeiros países a selar um acordo com os britânicos.

Se apresentam possibilidades, mas ao mesmo tempo, este período incerto que é causado pelo Brexit (somado a outros fatores como a guerra comercial entre EUA e China, entre outros), tende a deixar os investidores cautelosos quanto a saúde global de economia. Ao mesmo tempo, as oportunidades no mercado brasileiro são inúmeras, e o investidor bem informado poderá sim se beneficiar das portas que irão se abrir.

Cabe lembrar também que um dos efeitos do Brexit será dificultar a permanência de brasileiros no Reino Unido, por conta das novas regras impostas de imigração em que até os jogadores brasileiros na Premier League serão afetados.

Vale aguardar e ver os próximos passos desse movimento pós-Brexit.

Madeleine Blankenstein é economista e sócia da HLB Brasil.

Entre em contato!

Qualquer dúvida, estamos à disposição para ajudá-lo.

Contate-nos
Get in touch
x
x

Share to:

Copy link:

Copied to clipboard Copy