8 em cada 10 líderes empresariais estão otimistas em relação ao crescimento de suas empresas!

29 de janeiro de 2024

Pesquisa da HLB com líderes empresariais 2024 revela que 68% dos gestores consideram a IA essencial para impulsionar inovação, criatividade e produtividade nos negócios.

São Paulo, 29 de janeiro de 2024- A Pesquisa HLB com Líderes Empresariais de 2024 revela que 85% dos líderes empresariais estão otimistas em relação ao crescimento de suas empresas este ano, destacando uma perspectiva mais confiante desde o início da década. A pesquisa, que contou com 979 respostas de executivos de 52 países, examinou atitudes em relação à inteligência artificial (IA) e seu papel na obtenção de vantagem competitiva.

Principais descobertas:

Crescimento empresarial: 85% dos líderes esperam que suas empresas cresçam em 2024, refletindo os níveis mais altos de confiança desde o início da década.

Assumir riscos: 52% dos líderes estão assumindo mais riscos, impulsionados pelos potenciais benefícios associados a inovações e transformações.

Importância da Inteligência Artificial (IA): 68% dos líderes consideram a tecnologia essencial para impulsionar inovação, criatividade e produtividade nos negócios.

Adoção de IA: 42% dos líderes já estão integrando ferramentas de IA em seus negócios.

Confiança nesta tecnologia: 65% classificaram a IA como a tecnologia mais importante para seus negócios nos próximos 5 anos.

Desafios e oportunidades

Desde o início da década, os líderes empresariais têm se adaptado a condições de mercado oscilantes, enfrentando riscos geopolíticos, custos de recursos, inflação, aumento das taxas de juros e segurança cibernética. No entanto, a pesquisa destaca que esses desafios também moldaram uma nova geração de líderes resilientes, ágeis e inovadores.

Tecnologia como catalisadora de inovação

A tecnologia emergente, especialmente a IA, é considerada fundamental para impulsionar inovação, criatividade e produtividade nos negócios. A pesquisa revela que 60% dos líderes planejam adotar novas tecnologias nos próximos 12 meses, representando o dobro em comparação com 2020.

Atitudes em relação à Inteligência Artificial

A pesquisa identificou três grupos distintos de líderes empresariais em relação à adoção de IA:

Inovadores (66%): Acelerando a adoção de IA, identificando casos de uso apropriados e incorporando ferramentas em seus modelos de negócios.

Exploradores: Avaliando o seu potencial, focados em avaliações tecnológicas, casos de uso e revisões de qualidade de dados.

Conservadores: Não veem a IA como prioridade imediata, alguns expressam aversão e dúvida sobre seus impactos.

Para obter mais informações, entre em contato com a equipe da HLB Brasil.

Sobre a HLB:

A HLB Brasil é uma empresa global de auditoria, consultoria e outsourcing com presença nas principais capitais e conta com cerca de 500 colaboradores no Brasil. A HLB Brasil foi eleita a 7ª maior empresa do setor em 2020, de acordo com o International Accounting Bulletin (IAB) e possui o 2º maior BPS do Brasil. Veja mais detalhes em www.hlb.com.br

A HLB International é uma rede global de empresas independentes de consultoria e contabilidade. Criada em 1969, atendemos clientes por meio de firmas-membro em cerca de 160 países, com 33 mil colaboradores em 800 escritórios em todo o mundo, combinando experiência local e recursos globais.

Informações para a Imprensa

HLB Brasil – imprensa@hlb.com.br