Quais tecnologias os CFOs necessitam para obter sucesso em sua liderança?

Por Juliana Salazar

image

Quais tecnologias os CFOs necessitam para obter sucesso em sua liderança?

As tecnologias que ajudam a obter informações precisas em tempo real, que automatizam as operações financeiras tradicionais e dão suporte para tomadas de decisões mais rápidas no nível executivo mostram como os CFOs digitais estão transformando as finanças.

Em 2018, 25% dos CFOs já utilizavam ferramentas automatizadas para previsão e orçamento. Este ano, 2019, este número subiu para 42%. Com isto dito, vamos abordar a seguir as principais tecnologias que os executivos financeiros precisam ter para obter sucesso na próxima década que está por vir:

  • Digital Analytics

O escritor do CFO insight, Jeff Thomson, em um artigo para Forbes, disse que “as finanças se tornarão cada vez mais dependentes da automação com análises em tempo real, claras, acessíveis e prospectivas.”

Com ferramentas de análise de dados, CFOs podem utilizar plataformas de big data via aprendizado de máquina para analisar grandes conjuntos de informações. Assim, provisões detalhadas podem ser feitas sobre uma série de itens – por exemplo, como se espera que um ativo específico se comporte no balanço patrimonial.

Além disto, a análise de dados também permite que CFOs combinem dados não estruturados e estruturados por meio de monitoramentos WEB, mídias sociais, para determinadas atividades, tendências e padrões questionáveis; permitido assim a mitigação de potenciais riscos como ataques cibernéticos e fraudes digitais.

  • Automação de Processo Robótico (RPA)

Com a adoção da transformação digital os CFOs poderão:

  • Automatizar funções financeiras essenciais, incluindo relatórios e pagamentos: A RPA pode ajudar a simplificar relatórios corporativos, apresentando e acessando dados de diferentes sistemas.
  • Ter mais rapidez e qualidade nas atividades financeiras: A RPA pode ajudar executivos a obter rastreabilidade em auditorias e mitigação de inconsistências, facilitando assim seu cumprimento regulatório.
  • Inteligência Artificial (IA)

O papel da IA não pode ser ignorado na digitalização em finanças. Esses sistemas podem receber instruções e dados, aprender com o comportamento humano e resolver questões ou situações de maneira semelhante à humana.

A IA complementa a RPA e outras tecnologias, transformando as várias funções dos CFOs.

Nota: embora atualmente a IA desempenhe um papel quase que essencial nas finanças no mundo digital, ainda haverá a necessidade de insights e experiência humana.

  • Blockchain

Com o uso desta tecnologia os CFOs podem:

  • Aumentar a segurança de TI evitando ataques cibernéticos e fraudes;
  • Gerenciar dados e registros contábeis.

Vale a pena ressaltar que as novas tecnologias substituirão as antigas práticas para sempre. Como tal, faz todo sentido para as equipes financeiras implementar tecnologias em suas operações.

Juliana Salazar é diretora financeira da HLB Brasil.

Entre em contato!

Qualquer dúvida, estamos à disposição para ajudá-lo.

Contate-nos
Entre em contato
x
x

Share to:

Copy link:

Copied to clipboard Copy