Bancos prorrogam dívidas de clientes por 60 dias

Por Juliana Salazar

Image

Está medida têm por principal objetivo amenizar os efeitos negativos da pandemia do Covid-19 no emprego e renda dos brasileiros.

Ela foi adotada por Itaú Unibanco, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal para pessoas físicas, micro e pequenas empresas para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados. A medida não inclui dívidas no cartão de crédito, cheque especial e boletos de consumo geral, como água, luz, gás, internet e telefone.

De acordo com o comunicado divulgado pela Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAM), “os bancos estão engajados em continuar colaborando com o país com medidas de estímulo à economia”.

Negociação de empréstimos

Outra medida anunciada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) do Banco Central do Brasil (BCB), prevê facilitar a negociação de até R$ 3,4 trilhões em empréstimos para famílias e empresas que possuem boa capacidade financeira e mantêm operações regulares e adimplentes ativas, permitindo ajustes de seus fluxos de caixa.

A medida dispensa os bancos de aumentarem suas reservas de valor no caso de repactuação de operações de crédito que sejam realizadas nos próximos seis meses.

De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), estima-se que aproximadamente R$ 3,4 trilhões de créditos possam se beneficiar desta medida, “cuja renegociação dependerá, naturalmente, do interesse e da conveniência das partes envolvidas”.

É preciso ficar atento ao renegociar dívidas, certos pontos deverão ser analisados com cuidado como:

  1. O banco está propondo uma pausa no contrato, sem cobrança de juros pelo período de suspensão?
  2. Confirme com o banco se não haverá acúmulo de prestações, passados os 60 dias, com as que estão por vencer.
  3. Verifique se haverá alteração na pontuação de crédito (credit rating), ao solicitar suspensão do contrato.

Quer saber mais? Entre em contato com o nosso time.

Juliana Salazar é Diretora Financeira da HLB Brasil.




Image
Entre em contato!
Qualquer dúvida, estamos à disposição para ajudá-lo.
Contate-nos
Image

Inscreva-se para obter boletins informativos sobre insights da HLB!

Artigos relacionados