A ascensão de aplicativos de conversa como estratégia de negócio

Por Rafael Variz

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Os aplicativos de conversa como WhatsApp e Telegram, além de um meio fácil de comunicação, tornaram-se ferramentas interessantes para o impulsionamento dos negócios, contato com clientes e até compra e venda.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Digital Defynd – instituição de cursos on-line – mensagens encaminhadas através de aplicativo de conversa possuem 70% de chances de serem abertas, apresentando uma taxa de engajamento superior ao envio de uma campanha de e-mail marketing.

Por perceber uma receptividade maior através desses canais, as principais empresas do setor desenvolveram um ambiente mais propício para as organizações e com ferramentas que auxiliam no processo de captação e estratégia de negócio. Neste artigo, vamos abordar sobre duas opções que podem ser uma aposta tecnológica e inovadora para as empresas.

Telegram

Lançado em 2013 inicialmente para o sistema Android, o Telegram é um aplicativo de mensagem multiplataforma e que possui capacidade de envio de mensagens de texto, vídeo, imagem e áudio em qualquer tipo de arquivo e com capacidade de até 1,5Gb. Apresentando vantagens significativas ao compararmos com outros aplicativos de conversa.

Esses diferenciais tornaram o canal uma ferramenta interessante para a comunicação entre empresa e cliente, além disso, apresenta algumas características desenvolvidas unicamente para aprimorar essa experiência, como a possibilidade de usar bots de mensagem e a personalização no Telegram com o nome da empresa, informações e links para site – facilitando a busca e contato dos usuários.

A opção de criação de grupos e canal também é uma aliada interessante para a estratégia de venda e conquista de clientes. Através dos canais, podem ser encaminhados mensagens, informativos, acesso à links e até enquetes para ser respondido entre os usuários que seguem o canal da empresa.

WhatsApp

O concorrente direto do Telegram ainda é considerado o mais popular do mundo, contando com mais de 1,5 bilhão de usuários, sendo mais de 120 milhões somente no Brasil.

Desenvolvido em 2009, chamou a atenção de empresas pela aceitação dos usuários e a facilidade para troca de mensagens. Com a percepção do sucesso conquistado, os desenvolvedores criaram o WhatsApp Business – aplicativo segmentado exatamente para fornecer suporte e interação nos negócios.

Através do canal para conversas, as empresas podem aprimorar a comunicação e estratégia comercial através de alguns benefícios ofertados, como mensagens automáticas semelhantes ao do Telegram, a inserção de tags nas conversas para segmentar os clientes e, a última novidade, a opção de realizar pagamentos através do aplicativo.

De acordo com o relatório disponibilizado pela Hibou – empresa de pesquisa e monitoramento de mercado – 79% dos brasileiros já compraram algum produto ou serviço pelo WhatsApp, sendo ele business ou o pessoal, através de transações por links bancários, transferências ou na entrega do produto.

Através desses dados e as vantagens apresentadas pelos aplicativos de conversa, podemos ter a percepção que essas tecnologias serão peças cada vez mais comuns para o planejamento dos negócios.

Por isso, para que a sua empresa se mantenha inserida nas novidades tecnológicas e de mercado, ela deve estar preparada para acomodar essas ferramentas e oferecer suporte para os seus clientes de maneira segura e eficiente.

Com a linha de serviços IT Advisory, podemos auxiliar na implantação de ferramentas, aprimorar a infraestrutura digital da sua empresa e oferecer suporte para o tratamento e segurança de dados em conformidade com a LGPD. Todas as etapas necessárias para que você consiga trabalhar com os aplicativos de conversa e transformá-los em estratégia de negócios de modo seguro e sem contratempos.

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Rafael Variz

Diretor de TI da HLB Brasil

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