A Inteligência Artificial como estratégia para a área de infra

Por Rafael Variz

Image

As empresas que trabalham com serviços de suporte de TI estão descobrindo as vantagens na utilização da inteligência artificial como alternativa para agilizar a resolução de chamados e, assim, trazer a seus profissionais a oportunidade de utilizar essa ferramenta para aprimorar seus conhecimentos e trazer um olhar mais estratégico e consultivo às demandas.

A tecnologia, que tem como premissa tornar possível às máquinas aprenderem com a experiência, aprimorarem suas funções e realizarem tarefas até então feitas somente por pessoas, traz uma experiência humanizada que melhora os níveis de responsividade aos clientes, o que traz grande vantagem competitiva ao maximizar o potencial de atendimento e permitir ao time de TI focar em projetos de análise estratégica de informações para auxiliar os CIOs em tomadas de decisão.

É de comum senso que essa tecnologia aliada ao conhecimento humano traz grandes ganhos. A automatização de serviços em conjunto com a inteligência artificial em serviços de service desk e chatbots otimiza em altos percentuais o volume de atendimento a um baixo custo, o que em períodos de pandemia traz um diferencial para as organizações que investem na implantação dessas tecnologias.

Em nossa área de Aplicações e Automação, da nossa linha de serviços HLB Smart, percebemos no último mês um aumento da demanda de cotações de empresas que tem o interesse de implantar alguma tecnologia relacionada a inteligência artificial e robotização em seus processos, o que indica que, no pós-pandemia, este cenário ainda tende a ser de muito crescimento.

O importante é que, alinhado nesta visão vemos como fundamental a IA e o treinamento dos times de TI para uma atuação mais estratégica e acessível nestes próximos anos, tornando mais acessíveis estas tecnologias também às PMEs.

Rafael Variz é Diretor de TI da HLB Brasil