Casos de ataques cibernéticos alertam empresas e usuários para a importância da segurança das informações
Por Rafael Variz
Empresas estão cada vez mais atentas com a proteção de dados e preocupadas com o risco de possíveis ataques cibernéticos, ainda mais com os recentes incidentes que grandes empresas sofreram e que resultaram em altas perdas financeiras.
Um dos exemplos foi a invasão que a varejista Renner sofreu em seu site, interrompendo as vendas pelo e-commerce durante alguns dias. Além dela, o Fleury – rede de medicina e saúde – foi alvo de ataques, ficando alguns dias sem realizar exames médicos. Outro caso: a JBS optou por pagar U$ 11 milhões de resgate por roubo de dados em sua rede nos Estados Unidos, afetando também as suas transações na Austrália e no Canadá.
Cálculos realizados com dados coletados em 2020 pela Roland Berger, empresa de consultoria estratégica, apontam que os ataques cibernéticos causaram danos de, em média, US$ 385 mil por empresa nos países europeus, o que deveria levantar preocupação de empresários ao redor do mundo.
Uma pesquisa feita pela Capterra – plataforma de comparação de softwares – aponta que os brasileiros estão cada vez mais cientes e preocupados com os riscos e como são usadas as suas informações pessoais pelas empresas. Talvez essa preocupação seja oriunda de tantas notícias sobre vazamento dedos e as turbulências que elas podem causar, além do mega vazamento que ocorreu no Brasil e o aumento no índice de fraudes por aplicativos de pagamento instantâneo
A pesquisa aponta que 6 em cada 10 brasileiros se consideram muito preocupados com segurança digital. Além disso, 74% das pessoas ouvidas alegam que o maior receio em relação ao vazamento de dados é a fraude financeira.
A responsabilidade das empresas também foi questionada. 42% disseram que concordam totalmente que a proteção de dados é mais responsabilidade da empresa do que do consumidor.
Empresas começam a perceber a importância de uma proteção fortificada e a ter consciência de que a responsabilidade para a segurança envolve toda a cadeia de negócios, não devendo ficar na responsabilidade somente dos profissionais de TI – sendo necessário investir cada vez mais em segurança e proteção de dados e inserir esses aspectos como estratégia para os negócios.
Essa mudança cultural deve ser ainda mais exigida nos próximos anos, não somente pelo reconhecimento da sua importância e a vigilância que os usuários podem exercer, como também porque os ataques cibernéticos correm o risco de evoluir, passando a ser ainda mais sofisticados e criativos.
Toda as áreas da HLB Brasil reconhecem os riscos de cyber ataques e trabalha de modo unificado para proteger os dados internos e de nossos clientes, aplicando estratégias para fortificar cada vez mais a estrutura organizacional. Através da nossa linha de serviços IT Advisory, podemos auxiliar para que você também conquiste a eficiência da segurança de seus negócios.
Entre em contato e solicite uma proposta!