Certificação ISO 27001

Por HLB Brasil

Image

Buscando constantemente aprimorar as nossas capacidades e proporcionar um ambiente seguro e eficiente para clientes e colaboradores, a HLB Brasil conquistou a certificação ISO 27001 que assegura o desenvolvimento e entrega de nossos processos em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os padrões internacionais no Gerenciamento do Sistema de Segurança das Informações.

O que é ISO?

ISO (International Organizarion for Standardization) é uma entidade de âmbito internacional com o propósito de desenvolver e promover normas universais que possam ser utilizadas em qualquer país, empresa e segmento de negócio.

Cada país deve interpretar e editar sua própria versão da ISO, adequando as normativas as suas necessidades e cultura.

A organização responsável por esta adequação no Brasil é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que estabelece a Norma Brasileira (NBR).

Qual a importância da Certificação ISO?

A Certificação ISO proporciona um Sistema de Gestão que melhora o desempenho organizacional e pode ser aplicado em empresas de qualquer porte, além de facilitar o controle dos processos aumentando o nível de organização interna.

Poderá lhe conceder uma vantagem competitiva por conta da credibilidade gerada pela certificação, sendo um diferencial na captação de novos clientes.

Qual a importância da ISO 27001 para uma empresa de Prestação de Serviços?

A ISO 27001 é uma norma que estabelece padrões para o Gerenciamento da Segurança da Informação com a finalidade de combater possíveis ameaças.

Esta certificação não garante apenas uma proteção contra invasores externos, mas também acentua o comprometimento dos colaboradores internos com a segurança dos dados e informações.

É aplicável a qualquer tipo de organização, podendo ajudar na adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). No que se refere à segurança e privacidade das informações, contém a extensão a esta certificação que é a ISO 27701.

Esta extensão permitirá que as empresas atendam aos requisitos de privacidade e segurança da informação de acordo com a LGPD, demonstrando adotar medidas apropriadas para proteger os dados pessoais que processa, bem como garantir os direitos dos titulares dos dados.

A Certificação ISO 27001 é um diferencial extra para as empresas de prestação de serviços que processam dados confidenciais e pessoais, pois demonstra todo o compromisso e cuidado voltado a Segurança das Informações dos clientes.

Implementando a ISO 27001

O caminho para Certificação ISO 27001 se dá na implementação de um Sistema de Gestão da Segurança da Informação (SGSI). Isso não é uma tarefa fácil e deve ser encarado como um projeto de alta complexidade, contando com o comprometimento e dedicação das áreas envolvidas.

Para isso, separamos alguns pontos que podem ser fundamentais para a implantação:

  • Entenda o contexto da organização e compreenda as características e necessidades para estabelecer quais são as políticas e objetivos internos com relação à Segurança das Informações que deverão ser adotados e implementados;
  • Avalie e classifique todos os pontos de riscos pertinentes ao segmento do seu negócio relacionados a segurança das informações;
  • Defina como medir a eficiência das ações e implemente os controles e procedimentos obrigatórios exigidos pela ISO;
  • Conduza uma Auditoria Interna com objetivo de analisar o desempenho dos controles e procedimentos implementados;
  • Aplique uma metodologia de melhoria contínua nos controles operacionais para garantir uma constante avaliação e monitoramento.

A sua empresa estará apta para Auditoria de Certificação ISO 27001?

A HLB Brasil poderá apoiar a sua empresa de forma ativa e consultiva na implementação para Certificação ISO27001 e ISO27701. Entre em contato com um de nossos especialistas e solicite uma proposta.

Confira o certificado



Image
Entre em contato!
Qualquer dúvida, estamos à disposição para ajudá-lo.
Contate-nos
Image

Inscreva-se para obter boletins informativos sobre insights da HLB!