LGPD atrelada à área de RH para proteção de dados de colaboradores e novos talentos

Por Rafael Variz

Image

Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vigência e já passível de aplicação de multas desde o início do mês de agosto a empresas que não cumprirem as regras impostas, as organizações devem estar ainda mais atentas e preparadas.

Entretanto, de acordo com levantamento realizado pela empresa de tecnologia Logicalis durante o período de novembro de 2020 e fevereiro de 2021, com 120 executivos de tecnologia da informação de empresas brasileiras, somente 11% estavam das empresas se preparam previamente para estarem em compliance com a lei. A BluePex – empresa de segurança de dados e tecnologia – também realizou uma pesquisa, que aponta que apenas 4% das pequenas e médias empresas estão totalmente preparadas para a nova legislação.

Além disso, nessa mesma pesquisa, foram coletados dados que indicam que 37% das empresas acreditam que os cuidados e adequações à LGPD são de responsabilidade exclusiva dos profissionais de tecnologia da informação, o que não é factual.

Apesar do seu papel extremamente importante em todo o processo, a segurança de dados de empresas é de responsabilidade de todas as áreas de uma empresa, interferindo na rotina de todos os profissionais. Nesse artigo, abordaremos especificamente a LGPD no contexto do RH das organizações.

Como a área de Recursos Humanos deve se adequar às regras da LGPD?

O RH de uma empresa trabalha constantemente com dados delicados de funcionários e possíveis futuros colaboradores. Por isso, os cuidados para não ocorrerem vazamentos de informações devem ser redobrados.

Para manter a segurança, é importante cumprir um controle sobre onde e como são coletados esses dados. Empresas devem ter o comprometimento com as informações desde o momento em que o candidato realiza o cadastro para um processo seletivo e com autorização expressa para que esses dados sejam utilizados pela organização e, em alguns casos, mantidos para uso futuro.

Toda empresa possui um banco de dados para currículos, onde informações sensíveis são armazenados para avaliação imediata ou futura. Apesar de uma pesquisa realizada pela Catho, com mais de 400 empresas, apontar que os recrutadores demoram em média de 6 a 10

segundos para descartar um currículo, é importante que as organizações deixem claro aos profissionais sobre a possibilidade de armazenamento desses dados.

A atenção para que os novos talentos estejam cientes sobre como os dados são utilizados pela empresa é necessária para a segurança das informações e para que a corporação siga de acordo com as normas estabelecidas pela lei. A manutenção dessa base também é importante para a privacidade tanto da empresa, quanto dos colaboradores.

Além dos aspectos de novas contratações, as áreas de RH e TI devem trabalhar em parceria para informar a seus colaboradores sobre as melhores práticas para cuidados e proteção com os dados sigilosos da empresa – realizando reuniões e treinamentos para evitar problemas futuros, além de capacitar seus profissionais.

Trabalhar com softwares de recrutamento e seleção também pode ser uma aposta, por possuírem altos níveis de proteção e segurança de dados, além de dificultar vazamento e cyber ataques dessas informações. Esses softwares, atrelado com o monitoramento de profissionais capacitados, garantem que empresas atuem em conformidade com a LGPD e ganhem destaque no mercado.

Aqui na HLB Brasil possuímos certificações que atestam nosso comprometimento com a segurança de dados de colaboradores, clientes e fornecedores. Para saber como podemos auxiliar para que você atinja o mais alto nível de proteção, entre em contato com um de nossos especialistas.




Image
Entre em contato!
Qualquer dúvida, estamos à disposição para ajudá-lo.
Contate-nos

Confira nossos artigos