Modelo anywhere office: lazer e trabalho podem andar em conjunto?
Por Felipe Pirajá
Já pensou na possibilidade de trabalhar em qualquer lugar, seja na sua própria casa, em um café, na praia ou no interior em uma pequena cidade turística? Esses são alguns dos benefícios proporcionados pelo anywhere office.
Esse modelo de trabalho valoriza sobretudo a gestão humana e o conforto do profissional para a realização das suas atividades – aumento assim o desempenho e a criatividade do funcionário e, de quebra, proporciona o crescimento e a inovação da organização.
Para isso, é necessária uma boa conexão de internet, um dispositivo para se conectar e realizar as suas demandas, ferramentas de colaboração e de acesso ao ambiente digital e, o principal, um ambiente da escolha do profissional e que impulsione a sua criatividade.
A pandemia da Covid-19 abriu novas possibilidades para executar trabalhos e transformou a ideia de que uma atividade excepcional deve ser realizada em um único ambiente empresarial e monitorada durante todo o período da jornada de trabalho do funcionário. Com a precisão do trabalho remoto, tanto empregador quanto os colaboradores encontraram na necessidade uma situação que impulsionava a produtividade, o crescimento e o bem-estar de todos.
Por essa razão, empresas estão apostando em modelos de trabalho e uma cultura organizacional mais livre, flexível e inovadora. De acordo com dados divulgados pela The IWG Global Annual Workspace Survey 2020, metade da força de trabalho desempenha suas funções fora do escritório principal das empresas, em pelo menos 2 a 5 dias por semana.
A pesquisa também aponta que a busca por escritórios flexíveis e de coworkings apresenta crescimento constante, com expectativa que esses números cresçam pelo menos 40% ainda em 2021. A consultoria Robert Half ouviu executivos e coletou respostas que indicam que 95% das empresas planejam adotar um modelo híbrido pós-pandemia.
Empresas como Google, Twitter e Spotify já anunciaram que o trabalho presencial será opcional e, no Brasil, a XP divulgou que passou para o modelo anywhere office. A empresa contratou entre os anos de 2020 e 2021 uma média de 2.750 pessoas, sendo 2.085 fora de São Paulo, onde é localizado a sede da empresa – além disso, do total dos funcionários, 44% aceitaram migrar para o regime de trabalho remoto com possibilidade de viver em qualquer lugar.
Diferença entre home office e anywhere office e os benefícios do modelo de trabalho
Apesar de semelhantes, os dois modelos se diferem em um simples aspecto: no anywhere office o trabalho pode ser realizado realmente em qualquer lugar, não somente no conforto de sua casa, tornando-se a própria evolução derivada do home office.
Para realizar suas atividades o profissional necessita somente de um notebook, tablet, smartphone e internet, estando livre para desempenhar as suas funções como, quando e onde quiser, sendo o aspecto mais importante para as empresas que o funcionário produza onde ele se sinta bem, valorizando a experiência do colaborador.
Além da possibilidade de contratar novos talentos de qualquer região brasileira ou de outros países, o anywhere office consiste em uma nova experiência para as empresas que pode aproveitar a produtividade e criatividade trazidas com a flexibilidade do trabalho.
A redução de custos da operação também é vantajosa para empresas, nos últimos meses muitas organizações reduziram os seus gastos com contas básicas e locação de salas, por exemplo. Para os profissionais, o anywhere office é uma oportunidade para usufruir de uma quantidade de tempo que não era possível com o trabalho presencial, podendo aproveitar a família, tirar um tempo para se descobrir e conhecer locais e lugares novos, conquistando uma bagagem cultural e profissional que poderá ser utilizado em suas funções.
A flexibilidade para desempenhar as atividades profissionais já é uma tendência global e veremos a valorização humana sendo inserida cada vez mais na cultura organizacional como estratégia de crescimento e produtividade das empresas.