Quais os impactos das fortes chuvas no RS para o Brasil e a economia?

Por Marcelo Fonseca

Image

As fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul impõem enorme desafio humanitário envolvendo a capacidade de mobilização dos órgãos públicos e da sociedade. O foco, portanto, está primeiro no socorro aos desabrigados e no preparo das condições para reerguimento do Estado. Nesse sentido, o governo federal já está flexibilizando o pagamento da dívida do RS com a União, o que contribuirá para direcionar mais recursos para sua reconstrução.

Já sob a ótica econômica, ainda é cedo para dimensionar os impactos da tragédia, mas no que diz respeito ao lado da oferta e da demanda eles serão relevantes para a economia do país, pois o Estado tem o quarto maior PIB do Brasil.

São esperadas altas nos preços de alguns alimentos em função das safras impactadas no RS. Pelo lado das indústrias, o impacto também pode ser relevante, e neste quadro, algumas consultorias estimam queda entre 0,2% e 0,4% no PIB nacional e forte encolhimento do PIB gaúcho.

De primeiro momento, o quadro é de incerteza tendo em vista o ineditismo do fenômeno das chuvas que ainda se abatem sobre a região. Os efeitos sobre a economia poderão ser ainda piores do que os prognósticos iniciais, entretanto a reconstrução do Estado poderá alterar o quadro no médio prazo, caso seja levada a cabo de forma responsável.

Agora, o necessário é a união entre governos em todas as esferas, contando com o apoio de órgão públicos e da sociedade civil para minimizar os impactos da tragédia.  

 

 






Confira nossos artigos

Image
Entre em contato!
Qualquer dúvida, estamos à disposição para ajudá-lo.
Contate-nos