Setor de investimentos: alguns países da América Latina fortificam suas regulamentações

Por Eduardo Vaz

Image

O cenário econômico mundial está apresentando aos poucos aspectos de recuperação pós-pandemia e, com isso, o mercado de investimento começa a ganhar confiança para retomar as transações e abre possibilidades de investimento em diversos países.

Aproveitando essa onda de novas possibilidades, países da América Latina, como México, Chile e Peru, estão buscando modernização entre o processo de investimento e o nível de transparência entre empresas, reguladores e clientes no mercado e estabeleceram novas regulamentações que alteram o escopo das operações diárias das empresas de investimento.

Essas mudanças buscam regras mais rígidas para o setor baseado em países como Espanha, EUA e até mesmo o Brasil que, através da Comissão de valores Mobiliários (CVM), é reconhecido como um dos mercados mais rígidos e regulamentados de toda a América Latina.

Entre as alterações, agora as empresas operacionais precisam ter um sistema em vigor para aderir aos procedimentos de Combate à Lavagem de Dinheiro. Nesse aspecto, será necessário impor limites para transações dos clientes e a classificação de risco deve ser divulgada aos reguladores e reavaliados semestralmente para garantir sua conformidade.

Além desses pontos, passam a serem exigidos relatórios diários contendo o Assets Under Management – AUM (Ativos Sob Gestão em português) total dos acionistas e detalhes do investimento, da participação em fundos mútuos e saldos de contas da empresa.

A divulgação da tributação de investimentos também passará por mudanças, devendo ser divulgado os ganhos e perdas de investimentos e impostos sobre o valor acrescentado (IVA) numa base anual com imposto de renda de clientes de pessoas físicas e jurídicas também inclusos.

Já para atender necessidades em potencial de liquidez, foram desenvolvidos pelos reguladores programas para Acordo de Recompra – os chamados REPO da sigla em inglês para Repurchase Agreement – para refletir garantias e bônus específicos dos mercados envolvidos em investimento.

Para aqueles que pretendem aplicar no setor de investimentos, principalmente na América Latina, é importante atentar sobre esses aspectos e se prepararem para suprir as exigências mais rígidas de investimento. Estamos vivendo momentos de mudanças e, quanto mais preparado as empresas estiverem, mais bem posicionadas estarão no mercado.

Em caso de dúvidas sobre como se preparar para investir, contamos com profissionais capacitados para orientá-los. Entre em contato e solicite uma proposta!






Confira nossos artigos