O Vínculo entre Inovação e Neurodiversidade
Pesquisa HLB 2025
O mais recente relatório global da HLB International, O Vínculo entre Inovação e Neurodiversidade, explora como reconhecer e apoiar a neurodiversidade pode desbloquear soluções inovadoras, transformar o desempenho e dar às empresas do middle market uma vantagem competitiva mais sólida.
"Percebo o pensamento neurotípico como o motor de um negócio. A neurodiversidade é o acelerador."
A neurodiversidade refere-se às diferentes formas como o cérebro de uma pessoa processa informações, se comunica e percebe estímulos sensoriais. Aproximadamente 1 em cada 5 pessoas é neurodivergente, o que significa que pensa, aprende e processa informações de maneiras que diferem da maioria. Essas diferenças podem trazer forças únicas em criatividade, foco, adaptabilidade e resolução de problemas.
No entanto, muitas vezes as empresas negligenciam essas capacidades diversas ou ainda utilizam práticas ultrapassadas que acabam excluindo pensadores não convencionais.
O que as empresas com programas de neurodiversidade têm experimentado?
- 90% de taxa de retenção
entre participantes de programas de contratação voltados à neurodiversidade. - Taxa de rotatividade 3x menor
em equipes inclusivas, em comparação com equipes não inclusivas na Austrália. - Aumento de 15%
na geração de inovações, graças a abordagens diversas de resolução de problemas.
"Como líderes, nosso papel não é encaixar pessoas em moldes, mas sim remover barreiras para que seus talentos possam florescer."
Este relatório fornece aos líderes estruturas práticas para agir em três etapas – Atrair, Apoiar, Empoderar – além de oferecer métricas claras para acompanhar representação, capacitação e resultados, transformando inclusão em ganhos de inovação mensuráveis.
ATRAIR
Repensar o recrutamento com funções baseadas em pontos fortes, entrevistas inclusivas e uma marca empregadora que demonstre que todas as mentes são bem-vindas.
APOIAR
Incorporar flexibilidade e segurança psicológica nas práticas do dia a dia para que colaboradores neurodiversos possam prosperar – e não apenas se adaptar.
EMPODERAR
Redefinir métricas de desempenho e caminhos de liderança para liberar todo o potencial de profissionais neurodiversos em todos os níveis.