Banco Central adia próxima fase do Open Banking

Por Juliana Salazar

image

O Banco Central anunciou que o início da segunda fase do Open Banking foi adiado, com previsão para ocorrer no dia 13 de agosto de 2021. Anteriormente, a data era 15 de julho.

De acordo com nota divulgada pela entidade, a prorrogação do prazo atendeu um pedido feito pela estrutura do sistema. “Dado que as instituições participantes estão finalizando os testes para a obtenção de certificações para homologação e registro de suas APIs (Interfaces de Programação de Aplicações), o Banco Central decidiu nesta data alterar o cronograma do início do lançamento da Fase 2 do projeto, que envolve o compartilhamento de dados cadastrais e transacionais de clientes, mediante seu prévio consentimento”, esclareceu o BC sobre a decisão.

Sendo um sistema de compartilhamento de dados, o Open Banking permitirá a troca de informações e serviços entre instituições financeiras e clientes através da integração de sistemas. Ressaltamos que esse processo só será permitido com a expressa autorização do usuário.

O objetivo da criação desse sistema é fornecer melhores taxas, prazos e serviços financeiros à população – proporcionando autonomia para o consumidor ao realizar transações financeiras e na escolha mais viável para opção de crédito entre as instituições financeiras que já terão acesso aos seus dados, diminuindo o processo burocrático e a dependência em uma única instituição.

A primeira fase, que ocorreu em fevereiro, teve uma aceitação satisfatória no mercado financeiro – onde foram apresentadas as condições necessárias para que as instituições financeiras criassem modelos de negócios e serviços que proporcionassem facilidade para os clientes na comparação entre produtos e serviços financeiros disponíveis para contratação.

Já nessa segunda fase que será iniciada em agosto, as instituições participantes começariam a compartilhar as informações de cadastro e transações de clientes relativo aos produtos e serviços desenvolvidos na primeira fase.

O Banco Central afirma que o cronograma das demais fases da implantação do sistema será mantido. Você pode conferir mais informações sobre as próximas etapas em nosso outro artigo sobre o tema através do link: https://www.hlb.com.br/modelo-open-banking-apresenta-resultados-positivos-em-sua-primeira-fase-e-promete-inovacao-para-instituicoes-financeiras/

Para mais informações, acompanhe as nossas redes sociais.

Entre em contato!

Qualquer dúvida, estamos à disposição para ajudá-lo.

Contate-nos
Entre em contato
x
x

Share to:

Copy link:

Copied to clipboard Copy