Banco Central libera pagamentos com cartões de crédito e débito por WhatsApp

Por HLB Brasil

Image

O Banco Central do Brasil (BC) anunciou recentemente que está permitindo o pagamento com cartões de crédito e débito via WhatsApp. Essa nova funcionalidade representa mais uma opção para os consumidores realizarem transações financeiras de forma rápida e fácil.

Essa novidade surge em um momento em que a pandemia do coronavírus tem acelerado a transformação digital dos serviços financeiros em todo o mundo. Com as pessoas buscando cada vez mais formas seguras de fazer pagamentos sem contato físico, o uso de cartões de crédito e débito via aplicativos de mensagens instantâneas torna-se uma opção cada vez mais popular.

Segundo o BC, a nova medida é parte da evolução do sistema financeiro do país e representa uma maneira de facilitar a vida das pessoas, além de aumentar a concorrência no mercado de pagamentos. Com essa liberação, empresas que já utilizam o WhatsApp como canal de comunicação com seus clientes poderão agora oferecer mais uma forma de pagamento.

Para utilizar a funcionalidade, o usuário deve cadastrar seu cartão de crédito ou débito no Facebook Pay, o sistema de pagamentos do Facebook, que é a empresa responsável pelo WhatsApp. Depois disso, é só clicar no ícone de pagamento dentro da conversa do WhatsApp e selecionar a opção de pagamento com cartão.

Vale lembrar que, para garantir a segurança das transações, o Facebook Pay exige a senha do cartão de crédito ou débito a cada pagamento realizado. Além disso, os dados do cartão são protegidos pelo sistema de criptografia da plataforma, que é o mesmo utilizado pelo Facebook e pelo WhatsApp para garantir a privacidade dos usuários.

Apesar de representar uma nova opção de pagamento, é importante que os usuários continuem tomando cuidado ao realizar transações financeiras pela internet. É recomendável verificar a procedência da empresa ou pessoa com quem se está negociando e utilizar conexões seguras para acessar os serviços bancários e financeiros.

Com atenção e cuidado esta é uma possibilidade muito viável para empresas e usuários.






Confira nossos artigos