ECF 2020 – A entrega da ECF e os novos desafios da pandemia

Por Maurício Plinta

image

Como sabemos, estamos vivendo tempos desafiadores durante o período de pandemia ainda mais para as empresas atuando com processos administrados à distância.

O cruzamento de dados da Receita Federal é uma das principais finalidades da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) que deve ser entregue pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) até o dia 30 de setembro deste ano em relação às operações do ano-calendário de 2019.

A ECF traz consigo grandes desafios para as empresas, dentre os quais, a apresentação de informações consistentes e alinhadas com os processos internos e aos controles fiscais acessórios, o que aumenta o nível de responsabilidade em relação às informações a serem apresentadas.

As maiores preocupações das empresas geralmente estão ligadas à capacitação dos encarregados pelos processos, o cumprimento do prazo e a utilização de programas confiáveis para o gerenciamento das informações entregues à Receita Federal em face da riqueza de detalhamento das informações exigidas.

Como alternativa, uma revisão externa feita por especialistas pode identificar e solucionar eventuais informações inconsistentes com os registros contábeis ou com outras obrigações fiscais acessórias. A HLB Brasil possui uma equipe experiente e que pode ajudar sua empresa para um melhor gerenciamento dos riscos de conformidade.

Maurício Plinta é Sócio da área Trabalhista e Previdenciária da HLB Brasil

Maurício Plinta

Sócio da área trabalhista e previdenciária

Email

Entre em contato!

Qualquer dúvida, estamos à disposição para ajudá-lo.

Contate-nos
Entre em contato
x
x

Share to:

Copy link:

Copied to clipboard Copy