Employee Experience: o colaborador como o centro de estratégia

Por Felipe Pirajá

Image

Em uma rotina caótica em que fazemos mil coisas ao mesmo tempo, o bem-estar e saúde mental são prioridades. Essa compreensão sobre a necessidade básica do ser humano, faz com que tenhamos ciência sobre a importância de priorizar esses aspectos também no ambiente de trabalho.

A Employee Experience (EX) é justamente uma estratégia de gestão de pessoas que atua no engajamento dos colaboradores, principalmente por meio do alinhamento de valores (do indivíduo e da instituição) e do diálogo entre todos os envolvidos no processo criativo e organizacional.

Em resumo, Employee Experience é como o colaborador ele se sente no ambiente de trabalho, suas interações e relacionamentos profissionais e como a empresa transmite os seus valores no dia a dia.

Para compreender a importância deste tema, a WTW – empresa de consultoria baseada em análise de dados – em 2021 realizou a Employee Experience Survey, onde apontou que 9 em cada 10 empregadores afirmam que aprimorar o EX será prioridade nos próximos três anos em suas organizações. O estudo ainda analisou que o reconhecimento sobre a metodologia cresceu principalmente durante a pandemia.

Como um divisor de água, empresas passaram a compreender a importância da experiência positiva do colaborador para o desenvolvimento de suas atividades e a permanência do profissional dentro das organizações, priorizando a jornada de trabalho, o engajamento e a motivação para interagir com as equipes e com demandas – colocando-o realmente no centro para garantir que todos os processos da organização funcionem plenamente.

“Colaborador feliz trabalha feliz!” é uma frase clichê, mas que pode ser considerado um dos pilares do Employee Experience, empresas famosas como Google, Spotify e Nubank são prova de que o engajamento em priorizar os colaboradores pode trazer para a marca.

Portanto, aplicar estratégias EX refletem em um ambiente saudável e incentiva o comprometimento e satisfação do colaborador em suas entregas e atividades, garantindo que ele “vista a camisa da empresa” e até indique a organização para outras pessoas.






Confira nossos artigos