Inovação: pilar para a recuperação das organizações em tempos de crise

Por Dalton Locatelli

image

Além do crescente número de casos de contágio do novo coronavírus, outro fator que está causando grandes preocupações para as empresas é a crise econômica que bate em nossas portas.

Em situações como essa, é comum agirmos de maneira pessimista sobre o futuro, principalmente quando somos bombardeados com informações sobre o PIB negativo, as demissões em massa e a perspectiva da maior recessão econômica dos últimos tempos.

Porém, devemos levar em conta que grandes modelos de negócios, como Uber e Airbanb surgiram como consequência da crise de 2008 e, como eles, tantas outras inovações ganharam espaço através de cenários semelhantes.

A definição mais próxima para inovação é a busca do sucesso por meios de práticas e ideias que ainda não foram exploradas, sendo o cenário de crise o mais propenso ao desenvolvimento de novas ferramentas, novos princípios e até mesmo soluções, proporcionando abertura para o surgimento de novas empresas.

Agora é o momento perfeito para as organizações mostrarem o seu grande diferencial, conseguirem desenvolver novas soluções e, em alguns casos, reinventar completamente a estrutura de trabalho.

Atualmente, estamos presenciando empresas e estabelecimentos comerciais dependerem de aplicativos digitais e do modo de venda por e-commerce por conta do isolamento social imposto e, por isso, estão utilizando a tecnologia como aliada para continuarem produzindo e permanecerem com “portas abertas”.

Consequentemente, as empresas que utilizam o modelo tradicional de venda ou entrega de soluções, foram condicionadas através da alteração de sua rotina de trabalho, a se concentrarem em respostas inovadoras, podendo muito bem, manter o método como modelo integrado em seu plano institucional para o futuro, sendo eles a utilização de aplicativos, o e-commerce junto com o marketing digital, as redes sociais ou até mesmo o home office. As oportunidades são diversas e quem possui criatividade e está aberto a mudanças, acaba saindo na frente.

Analisando o cenário da inovação no Brasil, na última pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em abril desse ano, mostrou que o país apresentou queda nos investimentos empresariais em inovação, com recuo de 0,58% para 0,50% em comparação aos anos anteriores.

O resultado do Ipea chegou justamente em que o núcleo empresarial do Brasil e do mundo está passando por mudanças e se escorando em dois grandes pilares – a inovação, como já foi citado anteriormente, e a tecnologia. O que pode causar variações nesse número em pesquisas futuras.

Para demonstrarmos a importâncias dessa base para o funcionamento satisfatório das organizações, podemos citar dois grandes nomes que são destaques nesses dois pilares: o Google, a maior empresa de serviços on-line e softwares do mundo e a Amazon que reinventou completamente o modelo de venda e transporte de produtos.

Ambos obtiveram crescimento constante nos últimos anos, conseguindo driblar a crise e continuar prosperando com os seus serviços, entregando valor aos seus clientes e as suas necessidades, desenvolvendo, portanto, proximidade com o público e reconhecimento da marca, o que são fatores importantes para o posicionamento de uma organização em tempos de crise.

Para concluirmos, nos últimos anos, o termo resiliência foi demasiadamente empregado para expressar quando um indivíduo passa por mudanças importantes e resiste a pressão de situações adversas. Não existe expressão melhor para descrever a posição das empresas nesse momento.

É tempo para ser resiliente, para aprender com as adversidades, reestruturar e seguir em frente. Estamos passando por uma evolução, nada será como antes, e é importante aproveitar as oportunidades que podem surgir e usufruir das ferramentas que estão à disposição e que podem ajudar a encontrar o melhor caminho para sair desse momento turbulento.

Dalton Locatelli é CEO da HLB Brasil

Entre em contato!

Qualquer dúvida, estamos à disposição para ajudá-lo.

Contate-nos
Entre em contato
x
x

Share to:

Copy link:

Copied to clipboard Copy