Mercado de trabalho X Covid-19: desafios encontrados pelas empresas no processo de abertura de vagas

Por Felipe Pirajá

image

Que o mercado de trabalho sofreu importantes transformações neste período em que foi necessário a implantação do home office para aplacar a disseminação da Covid-19, não é nenhuma novidade. Mas quais os principais desafios e vantagens encontrados pelas empresas na hora de iniciar um processo de recrutamento e seleção de vagas?

Dois fatores trouxeram um cenário favorável para a captação de novos talentos no mercado de trabalho, sendo eles a flexibilidade trazida pelo trabalho remoto e as tecnologias do ambiente digital que facilitaram esse processo.

Com a rotina de trabalho híbrida e a procura cada vez maior de profissionais por empresas que oferecem um modelo flexível, as instituições tiveram que investir em estratégias alinhadas aos valores e cultura de sua organização para atrair o interesse desse perfil cada vez mais exigente e que demanda posicionamentos e diversidade.

As estratégias de captação de profissionais não se limitam mais as regiões próximas à atuação da empresa, o home office expandiu as opções de busca de perfis que antes era delimitado pela aproximação com a empresa e disponibilização de deslocamento.

Com o modelo de trabalho remoto e totalmente digital, as funções podem ser realizadas de qualquer lugar – trazendo a possibilidade para as empresas de realizar a contratação dentro ou fora do país.

Além disso, com as mudanças nos objetivos de busca de vagas, um dos desafios encontrados pelas empresas pode ser direcionado para o interesse dos futuros candidatos pela empresa. Como citamos anteriormente, os profissionais estão em busca de locais que demonstram um perfil humanizado e que valorizam o bem-estar dos funcionários.

Por isso, pensar em estratégias e investimento em benefícios e assistências é um importante desafio para retenção de talentos, sobretudo nesse período em que o conforto físico e mental deve ser prioridade. Disponibilidade de equipamentos, suporte psicológico e benefícios que trazem conforto e facilidade neste período, são alguns exemplos buscados e que fazem diferença para o posicionamento de empresas no mercado de trabalho.

Vagas em alta

Com a mudança repentina do trabalho presencial para o home office e, atualmente, a adaptação das empresas para um modelo híbrido de trabalho, forçou as empresas a investirem em algumas

áreas e procurarem rapidamente profissionais que auxiliassem nas demandas que surgiram com a pandemia – o que foi um grande desafio que precisou ser resolvido de um dia para o outro.

Profissionais especializados em tecnologia da informação, e-commerce e marketing digital foram alguns que apresentaram o aumento nas buscas pelas empresas para suprir as necessidades exigidas com a pandemia e auxiliar no funcionamento das atividades e vendas.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCCom), a utilização da tecnologia pelas empresas e comércios obteve um crescimento de 18% comparado à 2019. Resultado significativo e que representa a movimentação de diversos setores para se adequarem aos desafios trazidos e suprir as barreiras proporcionadas por esse novo cenário.

Presenciaremos muitas mudanças daqui para a frente e, por isso, as empresas devem estar preparadas para as exigências encontradas. A Talents HLB pode te ajudar a se adaptar às demandas exigidas e fazer a ligação entre empresa/ funcionário de acordo com cada perfil.

Entre em contato com um de nossos especialistas e solicite uma proposta!

Felipe Pirajá é Gerente de People and Culture da HLB Brasil

Entre em contato!

Qualquer dúvida, estamos à disposição para ajudá-lo.

Contate-nos
Entre em contato
x
x

Share to:

Copy link:

Copied to clipboard Copy