O papel fundamental da tecnologia da informação para um bom desempenho no home office

Por Rafael Variz

image

Há algum tempo as empresas já vêm utilizando o método de trabalho home office, porém, com o cenário atual causado pela pandemia do COVID-19, o recurso virou uma necessidade.

No último levantamento divulgado pelo IBGE sobre mercado de trabalho, a categoria de trabalho remoto apresentou um considerável aumento em 2018, com 3,8 milhões de brasileiros trabalhando em suas casas. Esse número é apontado como o maior já registrado. Notemos que a pesquisa já tem 2 anos.

Se, em situações normais, já possuíamos um número tão elevado, agora, com o isolamento social podemos esperar um volume ainda maior. Pensando no cenário de adaptação da rotina de trabalho para dentro das casas dos colaboradores, devemos esclarecer a importância da tecnologia para manter o desempenho das funções dos funcionários, do andamento e da segurança da empresa.

Pode parecer um procedimento fácil. Porém, para que os funcionários consigam realizar as suas demandas dentro do conforto de suas casas, é necessário realizar um planejamento que envolve vários fatores, como segurança de dados e informações da empresa e do colaborador, utilizando uma conexão segura, suporte para que todos consigam ter acesso remoto, além do preparo para conseguir suprir qualquer eventual problema técnico e para que tudo ocorra de maneira mais satisfatória possível. Assim, o grande aliado das empresas é a tecnologia da informação.

Primeiramente, é necessário que as organizações tenham suporte de pessoas especializadas em campo, o que, nesse caso, são os profissionais da tecnologia da informação, que poderão desenhar e manter a melhor estrutura para manter o desempenho da empresa durante o home office, tanto nos aspectos técnicos de comunicação entre computadores e datacenters, quanto para manter a colaboração virtual entre os colaboradores, clientes e fornecedores.

Pensando no papel da tecnologia nesse cenário empresarial, podemos elencar alguns pontos principais que precisam ser empregados:

· Implantação de uma estratégia de Cloud robusta e estruturada, para facilitar a entrega dos serviços de TI aos colaboradores, de maneira segura;

· Atenção à segurança cibernérica, com o uso e configuração correta de firewalls, VPN’s, antivírus e demais ferramentas de proteção;

· Planejamento de capacidade dos recursos da empresa, especialmente os links de dados, para suportar o aumento de carga gerado pelo home office, com muitos acessos simultâneos. É importante que os funcionários não sintam diferença de desempenho nos serviços ao trabalharem remotamente;

· Estimular a cultura de colaboração virtual entre os colaboradores, com boas e seguras ferramentas de comunicação.

Ao ser adotado um plano de trabalho remoto, deve ser tomadas inúmeras providências e, felizmente, contamos com meios tecnológicos e profissionais que nos auxiliam em todo o processo e contribuem para que todo esse processo e transição seja o mais confortável possível, principalmente no cenário de isolamento social em que estamos condicionados.

Rafael Variz é diretor de TI da HLB Brasil

Entre em contato!

Qualquer dúvida, estamos à disposição para ajudá-lo.

Contate-nos
Entre em contato
x
x

Share to:

Copy link:

Copied to clipboard Copy